Temos visto e vivido no Brasil um constante cenário de lamentações, reclamações, busca de culpados, busca de responsáveis e bodes expiatórios para a crise. Tem crise? Tem! Toda crise é uma rara oportunidade de mudar! Toda mudança é altamente positiva, desde que se esteja preparado para tal. Quando perguntamos “quem quer mudar?” basicamente todo mundo levanta a mão. Mas tem um porém nesta afirmação: “mudança sim, desde que seja com o outro”. Temos 3 situações nesta crise:* Situação 1 - para aquelas empresas e profissionais que estão se preparando há longa dada, fazendo todo tipo de análise de mercado e cenário, seja pessimista, provável ou otimista e se preparando para cada uma das mesmas. E estas empresas e profissionais estão sim preparados para passar mais esta crise. Pois adequaram suas empresas e profissionais para estes momentos de apertos e certa retração.
Situação 2 - que pode ser para as empresas e profissionais que vão usar a crise para reverem seus negócios (custos, desperdícios, gestão, marketing, comercial, gestão da informação, gestão da qualidade e assim por diante), ou seja vão aproveitar a crise para fazer a limpeza em casa, buscando as melhorias que precisam para aguentar e resistirem a crise e depois que ela acabar, saírem mais preparados e fortificados e conscientes que estar preparado agora e sempre é um diferencial competitivo.
Situação 3 - são aqueles que vão continuar a reclamar, lamentar, buscar culpados, fazer baderna, acomodar-se, demitir funcionários sem nenhum critério, cortar verba de marketing e comunicação, vão voltar para suas tocas, ou seja vão continuar acomodados. Qual vai ser o resultado para eles? O mais obvio: vão entrar cada vez mais no vermelho, e vão quebrar.
Mas o que se pode fazer na crise? Algumas dicas para aguentar a crise e sairmos dela mais fortificados:Elaborar um planejamento estratégico, traçando o rumo para daqui a alguns anos (definir claramente o ano), fazer um diagnóstico do ambiente externo (oportunidades do mercado externo para a empresa e o profissional, para aproveitar, ameaça do mercado externo para se defender – pontos fortes da empresa e do profissional para potencializar no mercado interno e externo, pontos fracos corrigir imediatamente as mesmas num período muito curto de prazo de tempo), depois identificada uma estratégia (diferenciação – oceano azul – liderança em custos – novos mercados – novos produtos e serviços – vender mais para os clientes atuais e diversificação). Tudo isto colocado num plano de ação a curto, médio e longo prazo, para buscar estes resultados nos objetivos e metas traçadas.
Buscar uma redução de custos, ou a busca pelo “desperdício zero” que é um canal para jogar diariamente, mensalmente e anualmente muito dinheiro no lixo, as empresas conseguem isto através de ferramentas de gestão da qualidade, melhoria dos processos, melhoria contínua. Ou seja fechar de uma vez por toda as torneiras do desperdício.
Investir na melhoria das informações sobre a gestão da empresa e dos profissionais através de sistemas de gestão gerencial. Com um sistema de gestão em nuvem e via internet você informação online, e em tempo real, para tomada de decisões mais rápidas e assertivas.
Formar e capacitar os gestores e as equipes. Hoje, através da internet, temos EAD, cursos online, DVDs e muitas outras ferramentas tecnológicas (e a custo muito baixo), com os quais as empresas e os profissionais podem se preparar em relação ao conhecimento, criatividade, inovação, melhoria contínua, marketing, liderança, e muitos outros assuntos.
Rever o plano de marketing e comunicação para identificar claramente quem é o cliente interno e externo, onde ele está, como ele é (aqui uma pesquisa de mercado vai muito bem para identificar claramente este cliente, e ou novos mercados). A propaganda certa é a alma do negócio! Em vez de dar tiro de canhão na comunicação e não acertar ninguém é melhor dar um tiro de laser com mira nas redes sociais, por exemplo. Estas, hoje, se bem planejadas e executadas, tem os valores bem menores que a comunicação de massa/tiro de canhão.
Trabalhar melhor a base dos clientes atuais, pois com toda certeza nem todos os clientes conhecem todos os seus produtos e serviços. Buscar novos mercados, buscar novos canais de distribuição - uma loja virtual, por exemplo.
Desenvolver novos produtos e serviços e vendê-los aos clientes atuais e para novos clientes e mercados.
Assim podemos ir longe! O que não podemos fazer é nos acomodar!!!Crise é igual a Oportunidade.
Fonte: Alexander Baer (http://www.alexanderbaer.com.br)