A crise financeira na economia brasileira foi um dos assuntos mais comentados em 2015. E a tendência é que a instabilidade continue em 2016. Para contornar a situação, empreendedores devem apostar em estratégias que ajudem a manter clientes e uma boa quantidade de vendas. Além disso, é preciso descobrir as oportunidades do período e investir em maneiras para aproveitá-las. Veja, abaixo, quatro dicas para fazer isso na sua confecção:
4 passos para que a sua confecção contorne a crise financeira
1. Aumente o controle das finanças
Saber exatamente o que acontece com o dinheiro da empresa é algo essencial para o crescimento dos negócios sempre. Mas durante uma crise financeira, este pode ser o diferencial para que a sua confecção mantenha um bom fluxo de caixa e não seja tão prejudicada pelo período de instabilidade. Para isso, é preciso manter um controle sobre todas as movimentações financeiras que acontecem na empresa. Ou seja, todas as saídas e entradas de dinheiro devem ser registradas com detalhes.
2. Corte despesas desnecessárias
Com um bom controle de caixa, é mais fácil avaliar quais são as áreas que podem reduzir despesas. Para isso, analise os diversos gastos que a confecção tem durante o mês: conta de luz, de telefone e compra de materiais, são alguns exemplos. Vale lembrar que diminuir a qualidade das peças produzidas não é solução. A economia deve ser feita por meio da diminuição de desperdícios. Melhorar a gestão do estoque, conscientizar os funcionários e melhorar o aproveitamento de materiais são algumas formas de fazer isso.
3. Invista em tecnologias que deixem o dia a dia de trabalho mais ágil
Economizar recursos financeiros é fundamental para contornar a crise, mas também é preciso investir para que a confecção não perca vendas ou clientes neste período. É preciso investir em softwares de gestão, por exemplo. Como um bom sistema de controle financeiro, que ajuda a manter as finanças bem organizadas. Sistemas que ajudem a controlar o estoque, a produção e os pedidos feitos na empresa também são fundamentais para garantir a agilidade e a qualidade dos trabalhos realizados na confecção.
Agilidade e qualidade são características essenciais para que seus clientes tenham acesso a um serviço de excelência e continuem apostando na sua empresa, inclusive durante a crise. Além disso, aumentar a produtividade é importante para que a sua marca se destaque da concorrência e amplie os negócios.
Com a alta do dólar, grandes marcas passaram a apostar mais nas confecções nacionais para terceirização de serviços. No ano passado, a maior parte das compras, 60%, foi feita de confecções nacionais e apenas 40% de confecções internacionais. Ou seja, a crise também abre oportunidades para que a sua empresa cresça. Para isso, é preciso investir em estratégias que ajudem a aumentar a capacidade de produção, sempre garantindo a qualidade e a pontualidade nas entregas.
4. Mantenha preços competitivos
Durante a crise, também é preciso pensar e investir em estratégias que ajudem a atrair novos clientes e a manter antigos. Manter a qualidade das peças produzidas é uma forma eficiente de fazer isso. Garantir a pontualidade das entregas é outro exemplo. Afinal, dificilmente um cliente continua comprando de uma empresa com a qual não pode contar. Além disso, é preciso garantir que os seus consumidores terão acesso a preços justos pelas peças compradas na sua confecção. Pesquise as tendências de mercado para garantir que o negócio ofereça preços competitivos e um bom custo-benefício.
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