Técnicas de negociação para obter o melhor de seus fornecedores

Boa parte do sucesso de um negócio está na capacidade de negociação dos seus administradores. Você consegue fechar bons negócios com os seus fornecedores? Um bom negócio, neste caso, significa conseguir um serviço de qualidade por um preço justo e com um prazo que atenda às necessidades da confecção. Saiba mais sobre seis estratégias indispensáveis para uma boa negociação:

6 dicas para melhorar a negociação com os fornecedores

1. Saiba mais sobre o fornecedor com quem está negociando

Saber mais sobre a pessoa com quem você está conversando é um dos segredos para garantir uma boa negociação. Se você ainda não conhece o fornecedor, procure referências para saber mais sobre ele. Prazos e preços médios que o fornecedor oferece para outros clientes são exemplos de informações úteis na hora de fechar o melhor negócio para a sua confecção.

2. Mais do que fornecedores, procure parceiros para o seu negócio

Estabelecer uma relação duradoura de confiança com os seus fornecedores é mais uma dica para garantir melhores negócios para a sua confecção. Para isso, prefira empresas e profissionais que trabalhem com produtos de qualidade, tenham experiência no ramo em que atuam e sejam conhecidos por cumprir os prazos prometidos. Este último item é especialmente importante para que a produtividade da sua empresa não seja comprometida.

3. Pesquise para ter bons argumentos

Uma estratégia indispensável para uma boa negociação é a pesquisa. Saiba mais sobre as tendências do mercado e sobre os valores cobrados pela concorrência para ter bons argumentos na conversa com o fornecedor. Também é importante conhecer os prazos que a concorrência oferece.

4. Escute as considerações dos seus fornecedores

Depois de apresentar os seus argumentos, é importante escutar o que o fornecedor tem a dizer. Afinal, não adianta escolher um profissional que prometa agilidade e preço baixo, se o material fornecido não apresentar a qualidade necessária para que a sua confecção mantenha uma boa posição no mercado. É preciso avaliar o custo-benefício apresentado pelos fornecedores.

Além disso, ao escutar o que a outra parte na negociação tem a dizer, você pode captar informações úteis para conseguir preços e prazos melhores. Uma boa maneira de fazer isso é realizando perguntas diretas: por que o preço cobrado pelos tecidos é maior do que o da concorrência? Por que são necessários prazos maiores para fazer a manutenção das máquinas de costura?

5. Considere a regra dos 10%

Você conhece a regra dos 10%? Esta é uma técnica de vendas que consiste em acrescentar 10% a mais no real valor que se espera receber por um produto ou serviço. Muitos comerciantes usam esta técnica, por isso, há uma grande probabilidade que os seus fornecedores façam uso dela. Nesse caso, você pode começar oferecendo 15% a menos do que o fornecedor pede, até chegar no valor que o profissional realmente espera receber pelo serviço.

6. Faça todas as considerações necessárias antes de fechar negócio

Não feche negócio de primeira. Converse com diferentes fornecedores antes e considere com cuidado os prazos e preços oferecidos. Também é preciso avaliar todas as características do serviço disponibilizado pelo fornecedor. Ao contratar um sistema de gestão, por exemplo, considere se a empresa fornecedora é especialista em confecções (dessa maneira, você garante que todas as necessidades específicas do seu negócio serão atendidas), se integra todas as áreas da sua empresa, se conta com serviços de consultoria e de manutenção e se o sistema se adapta a dispositivos móveis (para que você também tenha acesso ao sistema em tablets e celulares).

Estes são exemplos de considerações importantes para evitar fazer um mau negócio por impulso. Além disso, esperar alguns dias para conversar novamente com o fornecedor é uma boa estratégia para conseguir condições melhores.

Fechou um bom negócio com o seu fornecedor? Não se esqueça de fazer um contrato com todos os termos negociados!