Gestão de custos para a tomada de decisão

Conduzir uma confecção ao crescimento e ter uma receita lucrativa é o objetivo de toda a organização. E esse deve ser o foco da gestão, é claro. Mas as empresas também precisam se concentrar em controlar os custos.

Sem vigilância constante, uma confecção pode se encontrar em uma situação não competitiva. E a melhor maneira de manter a estrutura de custos adequada é controlá-la de uma forma sustentável.

A redução de custos é, sem dúvida, a maneira mais rápida e mais fácil de melhorar a rentabilidade do seu negócio. Isto porque um sistema de controle de custos pode trazer economias imediatas e garantir que a sua empresa se mantenha competitiva em longo prazo. Mas por onde começar?

Gestão de custos: por onde começar?

Comece identificando seus principais custos. O principal custo da confecção pode estar no setor de produção, em compras, ou na administração.

Avalie os ganhos e perdas dos últimos seis meses e classifique todas as despesas da confecção da maior para a menor. Em seguida, identifique as áreas onde a empresa pode economizar custos. Concentre-se em aplicar táticas de redução de custos em áreas onde pode encontrar maiores recompensas, por exemplo:

  • A sua confecção pode economizar através da terceirização de algum trabalho, ou alterar algum setor da empresa em uma base de tempo parcial, em vez de em tempo integral?
  • Se os custos de impostos são elevados onde a sua empresa está, há como mudar a sua confecção para uma região com incentivos fiscais?

Comparando os custos reais com orçamentos

Verifique seus custos reais e os compare com o montante atribuído ao orçamento. Tente descobrir onde estão as discrepâncias entre o que a empresa planejou gastar e o que a confecção realmente gastou.

Quando os custos reais são mais elevados do que os custos orçados, geralmente indica espaço para reduzir custos. Custos mais baixos podem indicar uma boa gestão, mas também pode refletir uma queda na qualidade ou problemas potenciais. Uma planilha é uma maneira fácil de anotar e comparar os custos em uma base regular - mensal, por exemplo. Um sistema de gestão que apresente mês a mês, a evolução dos custos, é ainda melhor.

Algumas maneiras fáceis de cortar custos

Há alguns custos que podem ser reduzidos com pouco risco de impacto adverso sobre a qualidade e o desempenho da confecção. Alguns deles são:

  • Verificar cuidadosamente as notas fiscais de todos os fornecedores. Não é raro encontrar cobranças incorretas ou itens errados;
  • Elimine todos os custos desnecessários, como linhas de telefone não utilizadas e computadores ociosos;
  • Encontre alternativas para os fornecedores que cobram preços altos, renegociando descontos e melhores condições de pagamento e entrega;
  • Elimine a ineficiência. Identifique sistemas manuais ou baseados em papel que podem ser informatizados;
  • Evite fazer pequenas encomendas frequentes. Pequenas compras significam perda de tempo e podem significar que a empresa está perdendo descontos ao comprar uma quantidade maior;
  • Faça mais uso da tecnologia e automação;
  • Tire o máximo proveito de suas instalações, não deixando espaços livres e nem acumular materiais que não estão sendo utilizados;
  • Corte o custo das comunicações e viagens usando e-mail, chamadas de internet (como o Skype) ou teleconferência, quando que possível.

Gestão de custos como estratégia

Para determinar o impacto estratégico da redução de custos, a gestão tem que pesar os efeitos da mudança proposta em todas as áreas do negócio. Por exemplo, a redução dos custos ​​relacionados diretamente na fabricação de um produto, tais como os materiais e os custos de transporte, pode ser a chave para maiores lucros.

No entanto, a gestão também deve considerar se poupar dinheiro está colocando em risco outros interesses estratégicos como a qualidade ou tempo de mercado, gerando perda de vendas.

O controle de custos então, é essencialmente uma função de gestão e fiscalização. Consiste nas ações necessárias para assegurar que os recursos e as operações da confecção sejam focados em atingir os objetivos estabelecidos, metas e planos.

Esse controle deve ser exercido de forma contínua, de modo que as crises possam ser evitadas. Ele também padroniza a qualidade e quantidade da produção, e fornece informações objetivas sobre o desempenho da empresa.

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